O fotógrafo, a câmera e a imagem - marmore

Vários elementos fazem parte da composição de uma imagem. Quero falar um pouco de cada um nas próximas postagens, mas não gostaria de fazer isso sem dar uma dimensão geral dos principais fatores envolvidos. Foi pensando nisso que, com a ajuda da Bruna, montei esse infográfico resumido sobre as principais variáveis que afetam a construção da foto. 

Esse resumo é, propositadamente, resumido. :-)  Como vamos ver, "composição" é bem mais complexo do que apenas a distância em relação ao assunto assunto, mas o ponto aqui é falar dos principais elementos técnicos que afetam uma imagem. Outros fatores - como inspiração, visão, intencionalidade etc - são tão ou mais importantes, mas isso será assunto para outra série :-)

O fotógrafo (nesse caso, a Bruna!) pode controlar basicamente três elementos ao criar a imagem: a luz, a composição e a câmera. E cada um desses elementos pode afetar a imagem final de maneiras bastante diferentes.

"Controlar a luz" não significa necessariamente ter controle absoluto: não é possível controlar o sol! Mas podemos definir nossa posição em relação a ele, ou a hora de se fazer uma imagem, por exemplo, e esses aspectos fazem muita diferença, como veremos.

"Controlar a câmera" não significa necessariamente ter controle absoluto também: na prática, você pode configurá-la para fazer tudo automaticamente e seu único trabalho seria clicar a imagem; nessa situação, o equipamento estima quais seriam as melhores configurações em determinada situação. Mas o que quero dizer é que você pode controlá-la, e em alguns casos isso faz muita diferença, especialmente quando a câmera estima errado. Vamos falar também das situações em que a câmera costuma "estimar errado" com mais frequência, e como evitar isso.

"Controlar a composição", isso sim, significa necessariamente ter algum controle maior sobre a situação, já que você ao menos define o que quer fotografar (não é?!). Mas vamos falar também com mais detalhe sobre que fatores afetam significativamente a sua composição, como perspectiva, regra dos terços, entre outros.

Nos próximos artigos sobre esse assunto, sempre terei como referência esse gráfico, detalhando um pouco melhor cada aspecto relacionado a essas três variáveis. Stay tuned!