Quer ter um site para hospedar suas fotos? - marmore

Quer ter um site para hospedar suas fotos?
18/08/2014

Como muitos de vocês sabem, eu uso o Smugmug (www.smugmug.com) para hospedar o MarmoreFoto. Utilito o site há uns 5 anos e só tenho coisas boas a falar sobre ele.

O Smugmug é pago e tem várias opções de planos, que variam de U$40 a U$300 por ano (esse link explicita as diferenças entre os planos), como diferentes graus de customização e ferramentas de e-commerce). O meu plano é o Portfolio, mas mesmo o Basic já é bastante completo (na minha opinião, entretanto, o Power é o que tem o melhor custo-benefício).

Pois bem, o Smugmug lançou um programa muito interessante para novos assinantes. Quem assinar um plano usando um código de referral (o meu está disponível nesse link) ganha 20% de desconto na assinatura anual! (e eu também ganho 20% na minha próxima renovação, so everybody wins :-) Ou seja, o plano básico sai por U$32 e o Power, U$48. Uma pechincha!

Lá no início eu disse que só tinha coisas boas pra falar do Smugmug, mas isso não significa que eu ache que ele serve para todo mundo. Abaixo eu elenco algumas vantagens e desvantagens do site, assim você pode avaliar se ele é uma opção interessante para  os seus interesses. 

O Smugmug é muito bom para:

- Amadores que queiram espaço para expor e compartilhar  suas imagens em um espaço fora das redes sociais, mas integrado a elas;
- Amadores e profissionais que queiram uma ampla gama de customização, além de facilidade de personalização (é fácil o suficiente a ponto de até uma pessoa "design-challenged" como eu conseguir dar uma aparência bem própria para essa página);
- Profissionais que queiram um site mais voltado à Fotografia para expor seu trabalho;
- Profissionais, nos planos Portfolio e Business, que queiram dispor de várias ferramentas de e-commerce.

O Smugmug não tão bom para:
- Profissionais e amadores que queiram um espaço que também funcione como uma rede social própria, com redes de contatos e compartilhamento dentro do próprio site, estilo Flickr;
- Pessoas que querem um site gratuito (no free lunch, guys and gals!).


Acho que isso resume bem minha opinião sobre o Smugmug, incluindo suas vantagens e algumas desvantagens. Se quiser mais informações sobre o site, entre em contato diretamente comigo ou pelos comentários.

Marcos.