Sony RX100 - Pocket Rocket - marmore
Sony RX100 - Pocket Rocket
31/10/2013

Comprei a RX100 em abril, uma câmera compacta "premium" da Sony. Antes dela havia usado duas mirrorless da Samsung, mas a primeira morreu afogada e a segunda foi roubada... :/ A partir dessa experiência, decidi optar por uma câmera com uma qualidade de imagem um pouco inferior, porém mais leve, barata e portátil, uma câmera que realmente pudesse carregar para todo lado.

Por 650 dólares, ela não é nenhuma pechicha, ainda mais considerando a competição e o fato de ser possível comprar uma DSLR competente por esse preço. Mas eu já tinha minha DSLR e, apesar dela ser melhor que a Sony em quase todos os sentidos, ela está longe de ser uma câmera portátil. Definitivamente não a carrego pra todo lugar, o que eu consigo fazer com facilidade com a RX100.
Além de não ser barata, também não tem alguns outros atrativos importantes, como um grande alcance da lente (é uma 28-100mm, equivalente a um zoom de 3,6x), sapata para flash ou viewfinder, e a bateria não é extremamente durável (equivalente a outras compactas)... mas então o que se destaca nela?
Em uma palavra: o sensor! Com área de 1 polegada, ele é consideravelmente maior que os sensores de outras compactas. Isso de cara já significa maior controle de profundidade de campo e dynamic range, além de menor ruído; mas em conjunto com a ótima lente Carl Zeiss F1.8-4.9, a RX100 consegue gerar imagens com ótima cor, nitidez e, por ter modo raw, uma grande flexibilidade para edição.

Atualmente, a Sony é a câmera que eu mais uso no dia a dia, exatamente pela possibilidade de levá-la a qualquer lugar - inclusive pra baixo d'água, com uma caixa estanque (tenho uma Ikelite e recomendo!).
Em termos de câmeras compactas (e estou chamando de "compactas" aquelas que não tocam lente; atualmente há algumas mirrorless bem pequenas também), apenas duas câmeras a superam:
- a RX100 II, que a sucedeu trazendo basicamente um LCD articulado e mais alguns detalhes; e
- a Sony RX1, que é a primeira compacta full frame do mercado e uma obra de arte em termos de engenharia e qualidade de imagem. Mas custando 2.500 dólares, é mais difícil de recomendá-la. 

Ou seja, há compactas mais caras e com melhor qualidade de imagem; existem também diversas opções mais baratas e bastante competentes também. A minha escolha de melhor relação preço x tamanho x qualidade? Sem dúvida, a Sony RX100.

Prós:
- tamanho compacto
- ótima qualidade de imagem (comparada com câmeras compactas)
- controle de profundidade de campo
- autofoco competente
- modo raw
- excelente ótica (apesar de não ter um alcance muito grande)

Contras:
- cara
- não tem viewfinder
- pegada não é muito ergonômica (até mesmo pelo tamanho)

Seguem mais algumas imagens feitas com a câmera: